Em uma operação realizada nesta sexta-feira (22) em Teresina, a Receita Federal, com o auxílio de cães farejadores, interceptou uma encomenda enviada pelos Correios contendo 3,5 kg de cocaína. A droga, que está avaliada em R$ 300 mil, vinha de São Paulo e tinha como destino final o município de Floriano.
Os cães farejadores, identificados como Ithor e Saymon, foram essenciais na identificação e localização do pacote, mostrando mais uma vez a eficácia da equipe K9 no combate ao tráfico de drogas. Estes animais são treinados para detectar, através do olfato, substâncias ilícitas, e têm sido de grande valia para as forças de segurança.
Em nota, a Receita Federal ressaltou a importância do trabalho realizado: “A apreensão reforça a importância da análise de risco da Receita Federal, sobretudo com a cooperação da equipe K9 na repressão e combate ao tráfico de drogas e descapitalização do crime no Brasil”.
Esse episódio traz à tona a relevância do trabalho contínuo de fiscalização e monitoramento das cargas e encomendas que circulam pelo país, especialmente quando se tratam de rotas conhecidas por atividades ilícitas. A cooperação entre diferentes equipes e o uso de tecnologia e treinamento especializado, como o dos cães farejadores, são cruciais para garantir a segurança e combater o tráfico de drogas no território brasileiro.