Um homem foi detido no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes/Gilberto Freyre com 173 iPhones sem nota fiscal, avaliados em quase R$ 500 mil. A apreensão ocorreu em um voo doméstico proveniente de São Paulo, durante uma fiscalização de rotina realizada pela Receita Federal no último sábado (13).
Os celulares estavam distribuídos em duas malas e chamaram a atenção dos fiscais durante a inspeção. O passageiro, cujo nome não foi divulgado, não conseguiu apresentar as notas fiscais dos produtos, levando à retenção imediata dos itens. Até o momento, a Receita Federal não confirmou se o homem será preso ou se responderá ao processo em liberdade.
De acordo com uma nota divulgada pela Receita Federal, a ação reforça a importância das operações de controle nas áreas aeroportuárias para combater práticas ilegais, como contrabando e descaminho. “A ação evidencia a necessidade contínua de fiscalização para lidar com desafios relacionados ao combate do contrabando e descaminho de mercadorias, entre outros ilícitos, como forma de segurança nas operações aeroportuárias”, destacou o comunicado.
Este incidente alerta para a crescente vigilância nos principais aeroportos do país, visando coibir a entrada e saída de mercadorias sem a devida documentação fiscal.