Florianópolis, 23 de abril de 2024
A Receita Federal anunciou que pagará mais de R$ 16,6 milhões em restituições de Imposto de Renda a 20.171 contribuintes em Santa Catarina no próximo dia 30 de abril. Esses valores são referentes ao lote residual destinado aos contribuintes que ajustaram suas pendências ou que foram retidos na malha fina.
Desde as 10h desta terça-feira, a consulta está aberta para os contribuintes verificarem a situação de suas declarações através do site oficial Meu Imposto de Renda. Através deste serviço, é possível checar as divergências e confirmar a elegibilidade para a restituição, que será creditada automaticamente na conta bancária registrada pelo declarante.
Como Consultar e Receber a Restituição
Para consultar a restituição, os contribuintes devem acessar o serviço “Consultar a Restituição” no site Meu Imposto de Renda, informando CPF, data de nascimento e o ano da declaração desejada.
O recebimento da restituição é realizado diretamente na conta bancária indicada pelo contribuinte ou por chave PIX, com a condição de que a conta esteja em nome do declarante. Exceções são permitidas em casos específicos como falecimento do contribuinte, menores de idade ou aqueles com saída definitiva do país.
Se houver problemas com o crédito da restituição, como uma conta desativada, o valor poderá ser resgatado no Banco do Brasil por até um ano. Após esse período, será necessário solicitar o resgate pelo Portal e-CAC.
Causas Comuns de Retenção na Malha Fina
A malha fina deste ano capturou muitos contribuintes por motivos variados:
- 58,1% foram retidos por deduções incorretas na base de cálculo, principalmente despesas médicas.
- 27,6% falharam por omitir rendimentos sujeitos ao ajuste anual.
- 10% apresentaram divergências no Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF).
- 4,3% tiveram problemas com deduções do imposto devido e divergências em outras categorias de rendimentos.
Este lote residual é uma oportunidade para que contribuintes regularizem sua situação fiscal e recebam valores a que têm direito, aliviando um pouco a carga tributária enfrentada durante o ano.
Mais Informações
Os contribuintes podem obter mais informações e resolver dúvidas através dos canais de atendimento do Banco do Brasil ou diretamente no site da Receita Federal.