Com a extensão do prazo, veja como contribuintes e órgãos governamentais estão reagindo ao desafio pós-tempestade
Por redação — Brasília
06/05/2024 2h | Atualizado há 7 horas
A Receita Federal anunciou nesta segunda-feira (6) a prorrogação do prazo para a entrega da declaração do imposto de renda para moradores de 336 municípios do Rio Grande do Sul afetados pelos recentes temporais. O novo prazo estendido para a entrega das declarações, anteriormente fixado para 31 de maio, foi ampliado para 31 de agosto.
Além disso, conforme a portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), o pagamento de tributos federais, inclusive os parcelados, também foi adiado. Agora, os tributos com vencimento original nos meses de abril, maio e junho de 2024 podem ser pagos no último dia útil de julho, agosto e setembro de 2024, respectivamente.
Os processos administrativos relativos aos contribuintes das áreas afetadas também estão suspensos até 31 de maio.
Outra portaria publicada no DOU desta segunda-feira prevê uma extensão para o pagamento de tributos relacionados ao Simples Nacional, inclusive os de microempreendedores individuais das regiões impactadas.
Solidariedade e Resposta Rápida
Para fornecer suporte imediato aos moradores do Rio Grande do Sul, a Força Aérea Brasileira (FAB) organizou um voo levando um hospital de campanha à região. Na quarta-feira, a Marinha enviará o maior navio de guerra da América Latina para auxiliar a população gaúcha.
Ações solidárias também estão mobilizando brasileiros de todas as regiões. Movimentos de arrecadação de doações foram criados, inclusive por gaúchos que vivem fora do estado, como no caso de um morador de Fortaleza que organizou uma campanha no Ceará para apoiar os conterrâneos.
Conclusão
A Receita Federal, ao estender os prazos fiscais e suspender processos administrativos, proporciona alívio aos contribuintes das regiões atingidas no Rio Grande do Sul. Enquanto isso, a FAB, a Marinha e voluntários de todo o Brasil se unem para fornecer ajuda imediata àqueles que enfrentam as consequências devastadoras dos temporais.