Com 50 toneladas de roupas e calçados destinadas ao Rio Grande do Sul, os esforços conjuntos prometem aliviar a situação dos mais afetados
Por Redação, dia 05 de maio de 2024
Em uma resposta solidária e efetiva às recorrentes enchentes no Rio Grande do Sul, a Receita Federal decidiu destinar 50 toneladas de roupas e calçados apreendidos em ações de combate ao contrabando e evasão fiscal para auxiliar as vítimas dos temporais. Esta iniciativa, que é uma novidade no uso de mercadorias apreendidas, promete aliviar a difícil situação enfrentada por muitos gaúchos.
A logística de envio das mercadorias será realizada em parceria com os Correios, garantindo uma distribuição rápida e eficiente. “Nos próximos dias, dezenas de toneladas de roupas, cobertores e outras mercadorias apreendidas chegarão ao Rio Grande do Sul e serão distribuídas com o apoio de caminhões e helicópteros”, afirmou o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Além das roupas e calçados, a Receita está mobilizando o transporte de mais 30 toneladas de cobertores, agasalhos e artigos de vestuário do depósito de Foz do Iguaçu. Estas doações se somam aos esforços de outras organizações e do governo federal para prover os recursos necessários àqueles afetados pela calamidade pública.
A Empresa Brasileira de Correios desempenha um papel crucial nesta operação, coordenando não só o transporte das mercadorias apreendidas mas também o envio de doações próprias, que incluem utensílios domésticos e outros itens essenciais para o cotidiano das famílias desabrigadas ou que perderam grande parte de seus bens.
Este gesto de solidariedade demonstra uma sinergia entre diferentes órgãos do governo e a capacidade de resposta rápida em situações de emergência, priorizando o bem-estar e a recuperação das comunidades mais vulneráveis.