Operação conjunta resulta na apreensão de produtos falsificados e itens de origem animal e vegetal, reforçando o combate ao contrabando.
Por redação, dia 27 de agosto de 2024
Em uma operação realizada em agosto de 2024, a Receita Federal, em colaboração com diversas instituições de segurança, apreendeu cerca de quatro toneladas de mercadorias irregulares na fronteira entre Corumbá/MS e a Bolívia. Entre os produtos confiscados estavam tênis falsificados, vestuários contrafeitos, além de itens inusitados como fetos de lhama taxidermizados e diversos produtos de origem animal e vegetal.
A operação, que contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), foi realizada em pontos estratégicos como o Posto Esdras, o Posto Fiscal Lampião Aceso e a Ponte sobre o Rio Paraguai no Morrinho. Ônibus regulares e clandestinos, além de veículos de carga, foram inspecionados durante a ação.
Os produtos apreendidos tinham como destino o comércio local e a cidade de São Paulo, onde os vestuários e tênis falsificados seriam comercializados. Já os produtos de origem animal e vegetal, que apresentavam sérios riscos à saúde pública, estavam sendo transportados irregularmente.
Essas ações, além de proteger o consumidor de produtos falsificados e potencialmente perigosos, demonstram a eficácia da parceria entre os órgãos públicos no controle de mercadorias na região de fronteira, fortalecendo o combate ao contrabando e ao descaminho.