Contribuintes têm até dezembro para enviar informações ao programa, que facilita a apuração do Imposto de Renda em operações de renda variável.
Por redação, dia 29 de agosto de 2024
A Receita Federal anunciou a ampliação do prazo para o envio de informações ao Programa Auxiliar de Apuração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física em operações de Renda Variável, conhecido como ReVar. Com a nova Instrução Normativa RFB nº 2.213, publicada em 27 de agosto de 2024, os contribuintes que participam da fase de testes terão até dezembro deste ano para se adaptarem e enviar os dados ao sistema.
O ReVar está sendo testado por um grupo de investidores selecionados e será liberado para o público geral a partir do início de 2025. O objetivo do programa é simplificar o cálculo do Imposto de Renda devido em operações de renda variável, como ações e fundos imobiliários, automatizando a apuração dos ganhos e o cálculo do imposto.
Essa extensão do período de testes visa garantir que os contribuintes possam se familiarizar com a nova ferramenta e que a Receita Federal possa melhorar o fluxo de informações fiscais, beneficiando milhares de investidores que operam no mercado de renda variável.
O ReVar foi instituído pela Instrução Normativa RFB nº 2.164, de 25 de outubro de 2023, com alterações no cronograma feitas pela Instrução Normativa RFB nº 2.189, de 29 de abril de 2024.