Operação Entreposto expõe fraudes envolvendo servidores públicos e bloqueia bens avaliados em R$ 37 milhões.
Por Redação
Publicado em 06/11/2024 09h17 | Atualizado em 06/11/2024 15h40
A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram nesta quarta-feira (06/11) a Operação Entreposto, que desarticulou um esquema criminoso envolvendo servidores públicos da Receita Federal e particulares. O grupo fraudava registros de apreensões, desviando mercadorias para reinserção no mercado informal.
A operação foi realizada em seis municípios do Rio Grande do Sul (Santa Maria, Pelotas, Lajeado, Braga e Santo Augusto) e em Chapecó (SC). Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão, nove prisões preventivas, além do sequestro de 22 imóveis, 24 veículos e o bloqueio de contas bancárias totalizando R$ 37 milhões.
Esquema detalhado
A investigação revelou que servidores da Receita Federal manipulavam os registros de apreensão, fazendo com que apenas uma parte das mercadorias fosse oficialmente encaminhada ao depósito da Delegacia da Receita em Santa Maria/RS. O restante era desviado para ser vendido no mercado informal por particulares, que repassavam comissões aos envolvidos.
Os particulares envolvidos já tinham histórico de autuações por contrabando e descaminho. Entre os cúmplices, foi identificado um policial militar de Santa Catarina que, além de atuar nas abordagens, ajudava na venda e redistribuição das mercadorias desviadas.
Crimes investigados
Os delitos apurados incluem:
- Peculato;
- Facilitação ao contrabando ou descaminho;
- Lavagem de dinheiro;
- Organização criminosa.
Origem das investigações
A operação teve início após uma comunicação interna da Superintendência da Receita Federal no Rio Grande do Sul à Corregedoria da Receita Federal, que acionou a Polícia Federal para aprofundar as investigações.
Compromisso institucional
Com o apoio de 90 policiais federais e 16 membros da Corregedoria da Receita Federal, a Operação Entreposto reforça o compromisso das instituições em combater a corrupção e proteger a integridade do sistema de fiscalização tributária. A Receita Federal reafirma sua dedicação em adotar medidas rigorosas para prevenir desvios e garantir a transparência no cumprimento de suas funções.