Operação desarticula esquema que utilizava “laranjas” para distribuição na região metropolitana.
Por Redação
Publicado em 12/11/2024 08h38
Na última sexta-feira (08/11), uma operação conjunta entre a Receita Federal em Goiânia e o Comando de Operações de Divisa (COD) resultou na apreensão de 200 kg de cigarros eletrônicos importados ilegalmente. A carga, avaliada em cerca de R$ 300 mil, foi interceptada em uma transportadora na capital goiana e pertencia a um único remetente que utilizava documentos fiscais falsos para tentar burlar a fiscalização.
Esquema desarticulado
O esquema, além de recorrer a documentos falsificados, contava com a participação de “laranjas”, que recebiam e distribuíam os produtos em diversas cidades da região metropolitana de Goiânia. Entre as mercadorias apreendidas estavam mais de 3 mil itens, incluindo cigarros eletrônicos e essências, atualmente sob custódia da Receita Federal para a aplicação das medidas legais cabíveis.
Compromisso com a saúde pública e o comércio legal
Essa apreensão é mais um exemplo do trabalho conjunto entre a Receita Federal e as forças de segurança estaduais para combater o contrabando e proteger a saúde pública e o comércio formal. Produtos como cigarros eletrônicos, cuja comercialização no Brasil é proibida pela Anvisa, representam riscos à saúde e afetam o equilíbrio do mercado ao drenar recursos para atividades ilícitas.
A Receita Federal reafirma seu compromisso em intensificar a fiscalização e a cooperação com outras entidades de segurança para coibir práticas ilegais e garantir o cumprimento das leis no País.