Operação Fresh Smoke prende suspeito em flagrante e apreende dispositivos proibidos, drogas e outros itens ilícitos em Santa Maria
Por redação, dia 22 de agosto de 2024
Santa Maria/RS — A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal, realizou nesta quinta-feira (22/8) a Operação Fresh Smoke, direcionada ao combate do contrabando e da venda irregular de cigarros eletrônicos em Santa Maria. Durante a ação, um homem foi detido em flagrante.
Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em quatro residências e dois estabelecimentos comerciais. Um dos locais inspecionados foi uma tabacaria que comercializava, entre outros produtos, dispositivos eletrônicos de fumo, cuja venda é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Durante a operação, foram apreendidas centenas de cigarros eletrônicos, além de insumos, entorpecentes como maconha e haxixe, além de celulares e outros itens que serão submetidos à perícia para aprofundar as investigações.
O comércio desses produtos é ilegal no Brasil devido à ausência de regulamentação e aos riscos à saúde. A operação visa não só desarticular a rede de distribuição dos dispositivos eletrônicos de fumo, mas também reunir provas que levem a outros envolvidos no esquema.
Os materiais recolhidos serão analisados para ampliar as investigações e responsabilizar outros possíveis participantes. As autoridades reforçam a importância de combater essas práticas ilícitas que ameaçam a saúde pública e favorecem o contrabando.